Preparativos para a saída da UE – Aviso para clientes estabelecidos na UE
Com o período de transição da saída do Reino Unido da União Europeia a aproximar-se rapidamente de 31 de dezembro de 2020, gostaria de atualizá-lo sobre os preparativos que o The Binding Site Group Limited e as suas subsidiárias a nível mundial têm levado adiante para assegurar que manteremos os elevados níveis de entrega, serviço e apoio aos nossos clientes na Europa e em todo o mundo.
A Binding Site tem as suas instalações principais de produção e distribuição localizadas no Reino Unido. Como organização, implementamos várias medidas para garantir que qualquer impacto sofrido pelos nossos clientes no final do período de transição do Brexit será mitigado o máximo possível. Analisamos a nossa potencial exposição e tomamos as medidas, a seguir apresentadas, para assegurar a continuação da distribuição aos clientes estabelecidos na UE.
Produção e Logística de Fornecimento – Aumentamos significativamente os nossos níveis de manutenção de stock de matérias-primas com vista a disponibilizar uma reserva adicional em caso de problemas de fornecimento relativamente a quaisquer matérias-primas vindas de fora do Reino Unido ou quaisquer atrasos nas fronteiras. Para os clientes estabelecidos na UE, todos os produtos acabados serão fornecidos diretamente dos nossos armazéns na Alemanha e na França, pois este modelo tem demonstrado funcionar bem desde março de 2019. Ambas as instalações foram remodeladas com amplo aumento da capacidade de armazenamento refrigerado para garantir stock suficiente de modo a dar resposta à base de clientes da UE. Utilizamos o frete aéreo para transportar os nossos produtos de forma a minimizar os tempos de transporte e a evitar possíveis atrasos nas fronteiras. O nosso estatuto de “Operador Económico Autorizado” mostra a importância que damos à demonstração de robustez e segurança na cadeia de fornecimento.
Conformidade regulamentar – o Brexit terá impacto sobre os produtos que possuem marcação CE de acordo com a Diretiva de Diagnóstico In-Vitro (IVDD). A marcação CE permite a livre circulação nos 30 estados do EEE, que atualmente incluem o Reino Unido. A partir de 1 de janeiro de 2021, isso irá mudar ao longo do processo de saída do Reino Unido da UE. O governo do Reino Unido acordou com a MHRA em reconhecer a marcação CE ao abrigo da IVDD até 30 de junho de 2023. A Binding Site GmbH foi nomeada Representante Autorizada na Europa para permitir à Binding Site continuar a colocar produtos com a marcação CE na Europa ao abrigo da IVDD. O Representante Autorizado também será responsável pela vigilância de todos os produtos vendidos nos estados do EEE. Todos os rótulos dos ensaios de IVD foram atualizados para assegurar a conformidade regulamentar para 2021 e anos seguintes. O BSI Netherlands foi nomeado o nosso Órgão Notificado no âmbito da União Europeia em 2019 como parte dos nossos preparativos para a introdução do IVDR em 2022.
A análise e os preparativos estão corretos à data da elaboração deste documento, estando, no entanto, sujeitos a alterações dependendo das futuras decisões da UE/RU a respeito do Brexit. As informações fornecidas constituem apenas um resumo de alto nível e, caso necessite de informações mais específicas, entre, por favor, em contacto com o seu representante habitual da Binding Site.