A The Binding Site e a ONCOtracker anunciam uma licença de diagnóstico global e a sua colaboração no lançamento do antigénio de maturação de células B solúvel (sBCMA), um novo biomarcador sérico
O ensaio sBCMA poderá monitorizar e prever a evolução dos pacientes de mieloma múltiplo e de outros cancros do sangue.
A ONCOtracker Inc. e The Binding Site Group Ltd. anunciaram, hoje, que deram início a uma licença global exclusiva e a um acordo de colaboração, com o objectivo de desenvolver um novo ensaio clínico laboratorial para quantificação do sBCMA, que se mostrou promissor na monitorização e previsão de resultados de pacientes com cancro no sangue, incluindo mieloma múltiplo (MM) e leucemia linfocítica crónica (CLL), assim como outros quadros clínicos associados.
O sBCMA foi inicialmente descoberto em 2011 pelo Dr. James Berenson e colegas no Institute for Myeloma and Bone Cancer Research (IMBCR). A investigação científica e clínica do Dr. Berenson, focada em mieloma, tem demonstrado, em estudos que envolvem vários milhares de pacientes, que o sBCMA se encontra em níveis baixos no soro de pacientes normais, e está elevado nos pacientes com MM e CLL. Verificou também, que as alterações nos níveis de sBCMA, ocorrem rapidamente e estão correlacionadas com o estado clínico dos pacientes em resposta ao tratamento (Ghermezi et al. Haematologica 2017; Jew et al. Brit J Haematol 2020).
Nos termos do acordo, The Binding Site Group obtém uma licença global e exclusiva para desenvolver e comercializar o ensaio sBCMA para mieloma múltiplo, CLL e outras patologias. A ONCOtracker, que detém a patente da tecnologia dos testes deste biomarcador, para pacientes com mieloma múltiplo, irá continuar a apoiar a investigação da The Binding Site no âmbito do sBCMA e de diligências relacionadas com assuntos médicos.
“Estamos entusiasmados com a parceria com The Binding Site Group, líder no diagnóstico de mieloma e fabricante do Freelite®, a referência no diagnóstico do mieloma múltiplo. São os colaboradores perfeitos para desenvolver e comercializar o teste do biomarcador sBCMA e o par ideal para a ONCOtracker”, refere James Berenson, MD, Fundador e Presidente da ONCOtracker.
“A Binding Site tem uma história de colaboração com cientistas excecionais e de desenvolvimento de novos marcadores e tecnologias úteis para ajudar na gestão de pacientes com gamapatia monoclonal. Com a introdução do teste Freelite, mais recentemente a nossa colaboração em espectrometria de massa e, agora, que queremos compreender o papel emergente da determinação do BCMA em soro, procuramos constantemente colaborar com cientistas inovadores e entusiasmados. Por este motivo, temos muito gosto em anunciar esta colaboração e o nosso entusiasmo por trabalharmos com o Dr. Berenson e a equipa da OncoTracker, de modo a acrescentamos mais uma ferramenta ao arsenal de gestão de pacientes com gamapatia monoclonal”, declara o Dr. Stephen Harding, Diretor Científico de The Binding Site Group.
Sobre a ONCOtracker
A ONCOtracker Inc. é uma empresa de oncologia sediada em West Hollywood que explora a propriedade intelectual em busca de tratamentos inovadores que levem a resultados substancialmente melhores. Trata-se de uma incubadora líder em inovações no tratamento do cancro, com foco no diagnóstico e tratamento do mieloma múltiplo, outras doenças malignas das células B e doenças relacionadas. Tem direitos exclusivos do teste sérico do antigénio de maturação das células B (sBCMA), que está a ser desenvolvido para monitorizar as alterações na carga tumoral e prever a resposta à terapia dos pacientes com mieloma múltiplo. A aplicação clínica do sBCMA está a ser investigada no âmbito da leucemia linfocítica crónica, linfoma de células B e malignidades de tumores sólidos específicas. A ONCOtracker tem propriedade intelectual relativamente a novas abordagens de tratamento do mieloma múltiplo, que estão a ser implementadas em ensaios clínicos em curso.