O National Institute for Health and Care Excellence (NICE) publicou diretrizes sobre o diagnóstico e o controle do mieloma
Os produtos e recursos NICE são produzidos para o NHS, autoridades locais, cuidadores, caridades e qualquer pessoa que tenha a responsabilidade por implementar ou prestar serviços públicos de saúde e de assistência social no Reino Unido (excluindo a Escócia).
Suas orientações são feitas por profissionais da área de saúde, funcionários do NHS, pacientes e cuidadores, bem como por membros da comunidade acadêmica e outros membros da comunidade médica e da saúde pública em geral.
As novas diretrizes recomendam o uso da eletroforese de proteínas séricas (EPS) e das cadeias leves livres no soro (CLL-s) no diagnóstico do mieloma múltiplo e das gamopatias monoclonais de significado indeterminado (GMSI). O NICE não recomenda o uso do teste de Bence-Jones para identificação de proteína urinária (uBJP) no diagnóstico do mieloma ou da GMSI.
Isso nos deixa ainda mais perto de fazer com que o Freelite seja implementado como uma das principais ferramentas para o diagnóstico do mieloma múltiplo.
As orientações devem ser integralmente consideradas pelos profissionais e organizações da área de saúde e de assistência social ao tomarem decisões com a pessoa sob tratamento.
Veja as diretrizes aqui.