As cadeias leves livres (CLL) monoclonais são frequentemente tóxicas para os rins e podem causar uma série de doenças, incluindo a nefropatia por cilindros, amiloidose AL e a doença de depósitos de cadeias leves (DDCL).
90% da insuficiência renal no Mieloma Múltiplo (MM) devem-se a Nefropatia por Cilindros e considera-se uma emergência médica. O tratamento precoce aumenta as hipóteses de recuperação renal.
No caso do MM, até 40% de novos doentes diagnosticados possuem insuficiência renal, 3,5% dos quais apresentando grave insuficiência renal aguda (IRA) com necessidade de diálise, muitas vezes devido a nefropatia por cilindros.
A amiloidose AL é um distúrbio que se caracteriza pela deposição de CLL em excesso como fibrilas amiloides numa série de órgãos, incluindo os rins.
Na DDCL, as CLL monoclonais são precipitadas nas membranas basais dos rins, conduzindo à insuficiência renal.
Os doentes que apresentam IRA grave de origem desconhecida, ou doença renal crónica com proteinuria, e/ou declínio da função renal devem ser rastreados quanto a gamapatia monoclonal utilizando o Freelite em combinação com outros testes laboratoriais.
O diagnóstico rápido combinado com o tratamento precoce melhora as respostas dos doentes.
Distúrbios Renais E Das Células Plasmáticas recursos