O National Institute for Health and Care Excellence (NICE) publicou orientações sobre o diagnóstico e a gestão do mieloma
Os produtos e os recursos do NICE são produzidos para o sistema nacional de saúde (NHS), autoridades locais, prestadores de cuidados, ações de caridade e para qualquer entidade que seja responsável por disponibilizar ou providenciar serviços de saúde pública e de cuidados sociais no Reino Unido (excluindo a Escócia).
Estas recomendações são produzidas por profissionais de cuidados de saúde, equipa do sistema nacional de saúde (NHS), doentes e prestadores de cuidados, membros do mundo académico e outros membros da vasta comunidade de cuidados de saúde e de saúde pública.
As novas orientações recomendam a utilização de Eletroforese de Proteínas em Soro (EPS) e cadeias leves livres em soro (CLLs) no diagnóstico do Mieloma Múltiplo e de Gamapatia Monoclonal de Significado Indeterminado (GMSI). O NICE não recomendou a utilização do teste de proteínas Bence-Jones na urina (uBJP) no diagnóstico do mieloma ou GMSI.
Isto faz com que fiquemos um passo mais próximos de implementar o Freelite como uma das ferramentas principais para o diagnóstico do Mieloma Múltiplo.
Espera-se que a recomendação seja tida em plena consideração pelos profissionais de saúde e de cuidados sociais e das organizações no momento de se tomar decisões com a pessoa que recebe o tratamento.
Poderá conhecer as orientações aqui.