A Binding Site e a Mayo Clinic colaboram na otimização da identificação e medição exata de proteínas monoclonais presentes no mieloma múltiplo, tendo por base a espectrometria de massa
Birmingham, Reino Unido, e Rochester, Minn., Estados Unidos da América – A empresa The Binding Site Group Ltd. anunciou, hoje, o seu acordo de colaboração com a Mayo Clinic para desenvolver um novo teste de laboratório clínico para identificação e medição exata de proteínas monoclonais presentes em doenças de células B. As duas organizações pretendem otimizar o teste, o diagnóstico e a monitorização dos doentes com mieloma múltiplo e estados de saúde associados.
A Binding Site e a Mayo Clinic têm vindo a estar envolvidas em atividades colaborativas há mais de duas décadas. A evolução desta relação assiste à união do know-how da Binding Site no desenvolvimento de ensaios e anticorpos à excelência clínica da Mayo Clinic e à abordagem da Mayo recentemente patenteada no âmbito da otimização da monitorização de doentes com mieloma múltiplo.
A nova tecnologia, baseada nas interações anticorpo-antigénio e na espectrometria de massa, significa que, pela primeira vez, todas as proteínas de doentes com mieloma múltiplo de imunoglobulina intacta podem ser identificadas, classificadas e quantificadas em simultâneo. A tecnologia assenta no know-how de essência de ambas as instituições e concilia o compromisso de cada uma de otimizar a monitorização de doentes com mieloma múltiplo. A colaboração também tem por base o uso de patentes cuja propriedade pertence à Mayo ou à Binding Site e várias patentes cuja propriedade é partilhada por ambas as organizações.
A Binding Site tem estado na vanguarda do combate ao mieloma múltiplo e outras perturbações nas células B. O ensaio Freelite® da empresa é o único ensaio de cadeias leves livres no soro aprovado pela Food and Drug Administration nos EUA para ajudar no diagnóstico e monitorização de doentes com perturbações nas células B — foi agora estabelecido como padrão nas medidas de cuidados no âmbito das orientações do Grupo de Trabalho Internacional do Mieloma para diagnóstico, monitorização e prognóstico da doença, bem como está a ser incorporado em muitas orientações específicas de cada país em todo o mundo. Além disso, a invenção do ensaio Hevylite™ por parte da Binding Site veio acrescentar considerável valor na compreensão das respostas de doentes com mieloma múltiplo de imunoglobulina intacta e, em conjunto, estes ensaios têm constituído tópicos de cerca de 650 artigos de revistas científicas revistos por pares (peer reviewed). O compromisso para com este novo relacionamento salienta o etos da Binding Site de nunca permanecer parada no combate ao mieloma.
A efetivação desta colaboração aprofundará o know-how de essência da Binding Site na compreensão dos métodos para identificar e medir as imunoglobulinas monoclonais e revolucionará a abordagem no laboratório clínico. O teste reduzirá interpretações subjetivas, aperfeiçoando o diagnóstico e a monitorização destes doentes, assim como melhorará o fluxo de trabalho no laboratório.
“As raízes da Binding Site assentam na ciência de relevância clínica e um dos nossos atributos-chave é a capacidade de desenvolver e produzir anticorpos e correspondentes testes de diagnóstico in vitro com vista a doenças de difícil identificação ou medição exata,” declara Charles de Rohan, CEO, da Binding Site. “Este acordo realça ainda mais o nosso compromisso de melhorar os cuidados com o doente, fornecendo aos laboratórios, a nível mundial, técnicas de diagnóstico novas e otimizadas. A Mayo Clinic e a Binding Site partilham a filosofia de manter o doente no centro do nosso trabalho.”
“Há já muitos anos que a Binding Site e a Mayo Clinic têm colaborado no encalço de técnicas de diagnóstico otimizadas, em especial nas áreas de proteínas monoclonais e componentes de imunoglobulinas,” refere William Morice, II, M.D., Ph.D., chefe do Departamento de Patologias e Medicina de Laboratório da Mayo e presidente dos Mayo Medical Laboratories. “No fim do dia, os nossos esforços de colaboração focalizam sempre a implementação de progressos científicos nos laboratórios clínicos em benefício dos nossos doentes e suas famílias.”
Os termos específicos do nosso acordo não foram divulgados, embora a Binding Site esteja a estabelecer instalações de investigação e desenvolvimento em Rochester, Minnesota, onde a Mayo Clinic tem sede.
A Mayo Clinic tem um interesse financeiro nas patentes licenciadas à Binding Site, referenciadas neste comunicado.